Especialistas defendem parcerias com municípios

06/12/2016 12h05

Foto: ebc.com.br

Especialistas defendem parcerias com municípios

Pelo estudo de Vitor Lippi (no detalhe), universidades ajudariam municípios a elaborar projetos e ações de desenvolvimento

Em debate no CEDES, representante de universidades e ministra destacaram importância de estudo do conselho

 

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES) reuniu na sexta-feira (6) especialistas em pesquisa e extensão universitária, com o objetivo de repensar o modelo de desenvolvimento regional do País. A ideia do encontro é facilitar a aplicação do conhecimento científico produzido pelas universidades em ações e projetos que valorizem potencialidades microrregionais.

Relator da proposta no Cedes, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) destacou que a meta é criar núcleos de planejamento coordenados por pesquisadores e universidade, com a participação de um conjunto amplo de atores locais, incluindo instituições públicas e privadas.

“A relação entre as universidades e o desenvolvimento regional é um dos estudos do Cedes deste ano. Nossa proposta é que as universidades possam fazer o planejamento local em diversas regiões do País e fortalecer as economias e os sistemas produtivos desses locais”, disse Lippi, ao comentar a intenção de criar um arranjo institucional envolvendo mais de 28 institui- ções, entre as quais o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação; a Embrapa; a Frente Nacional de Prefeitos; e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Projetos - Segundo o presidente do Fórum de Pró- Reitores de Pesquisa e PósGraduação, Isac Almeida de Medeiros, a proposta é fundamental para auxiliar diversos municípios a desenvolver ações e projetos. “As universidades podem ajudar muito os municípios a elaborar e formatar projetos, de maneira que eles possam ter os recursos para sua execu- ção garantidos”, disse Medeiros, destacando ainda a importância da participação de agentes de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Integração - Ao comentar a aprovação da Emenda Constitucional (EC) 85, pensada para melhorar a articulação entre o Estado e instituições de pesquisa públicas e da iniciativa privada, a ministra em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, disse que considera fundamental descobrir como as universidades podem fazer mais pelo desenvolvimento das regiões do País.

“Nós precisamos fazer algo que tenha continuidade. Para isso, estamos deixando aqui a estratégia nacional de ciência e tecnologia para ser estudada por este conselho de estudos, para ser aprimorada. A cereja do bolo seria um projeto de sistema nacional de ciência e tecnologia, amplamente debatido e que saia desta Casa”, disse a ministra, ao defender a integração dentre instituições. 

Emília Ribeiro também apontou a dificuldade que muitos municípios enfrentam de dispor de recursos e pessoal qualificado para realizar o planejamento de ações e projetos regionais.

“Nossa proposta é que as universidades possam fazer o planejamento local e fortalecer as economias e os sistemas produtivos dessas regiões.” Deputado Valter Lipp.

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632