Cedes lança selo comemorativo dos 15 anos

Em 2018, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados comemora 15 anos. O CEDES é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da casa, que se dedica a análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas.
28/12/2017 15h10

           O Colegiado é composto por 22 parlamentares e um dirigente designado pelo Presidente da Câmara, atualmente o Centro é presidido pelo deputado Lúcio Vale (PR/PA). A atribuição principal do órgão é propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o país, desenvolvidos pela equipe de especialistas da Consultoria Legislativa.


             Atuação

             A linha de atuação do CEDES está pautada em estudos relacionados a temas com potencial inovador ou com potencial de impacto econômico, político e social. Ao propor-se à reflexão e ao debate de questões emblemáticas, que sirvam de instrumento de aperfeiçoamento da sociedade, antecipa-se na elaboração de proposições legislativas que resultem em benefícios à população brasileira. Desde sua instalação, em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a sociedade. Os resultados dessa mediação são consubstanciados na promoção de seminários, exposições, publicações, proposições legislativas, entre outros.


            Com o propósito de conferir qualificação e aperfeiçoamento ao debate no âmbito da Câmara, o Centro vem incorporando à sua pauta de trabalho projetos capazes de ampliar o leque de opções à disposição dos formuladores de políticas públicas, para os quais tem contado com a colaboração de pesquisadores de diferentes áreas. Na perspectiva de otimizar resultados e disseminar o conhecimento, o Colegiado consolida os estudos desenvolvidos em publicações, disponibilizadas via download no endereço: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/temas/estudos-concluidos-1  .


            As publicações abordam conteúdos diversificados, refletindo a preocupação do Conselho com as mais variadas questões sociais e econômicas. Um dos produtos mais consistentes dos estudos são as proposições legislativas, que são apresentadas ao final de cada trabalho.
As séries editoriais existentes, que variam de acordo com o objetivo do estudo, são: Série Estudos Estratégicos, destinada a estudos mais aprofundados sobre determinados conteúdos temáticos; Série Avaliação de Políticas Públicas, como o próprio nome diz, focada na análise da execução de decisões governamentais e a Série Cadernos de Trabalho e Debates, que apresenta discussões relevantes tratadas com extrema propriedade e oportunidade no âmbito da Câmara.

Comemorações

                Para marcar os 15 anos foi lançado um selo comemorativo que será usado nas redes sociais e documentos oficiais do órgão durante todo o ano de 2018. Também estão previstas uma exposição e uma sessão solene para homenagear parlamentares e consultores que fizeram parte da história do órgão.  Além disso, as redes sociais do Cedes estão sendo reformuladas a fim de melhorar a interação com o público. 

              A seguir, listamos os 22 estudos realizados neste período e os trabalhos em andamento.

Série Estudos Estratégicos:

- Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece
- O desafio da Mobilidade Urbana
- Arco Norte: um desafio logístico
- Instrumentos de Gestão das Águas
- Capital Empreendedor
- Minerais Estratégicos e Terras Raras
- Desafios à convivência com a seca
- Revisão da Lei de Patentes: inovação em prol da competitividade nacional 
- Energias Renováveis: Riqueza Sustentável ao Alcance da Sociedade
- Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas
- Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal
- A Política Espacial Brasileira
- Alternativas de Políticas Públicas para a Banda Larga
- Os Desafios do Pré-Sal
- Capacitação Tecnológica da População
- O Mercado de Software no Brasil
- A Dívida Pública Brasileira
- O Biodiesel e a Inclusão Social

Caderno de Trabalho e Debates: 

- TV Digital
- Avanços do Marco Legal da Primeira Infância

Série Avaliação de Políticas Públicas:

- Responsabilidade na Gestão Pública - LRF
- Um Computador por Aluno

Estudos em andamento:

- Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional
- Perda e desperdício de alimentos no Brasil: estratégias para a redução
- Financiamento do Ensino Superior
- Agenda de Segurança Cidadã: por um novo paradigma;

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

 

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627