Cedes lança livro sobre o Arco Norte em Roraima

05/06/2017 13h05

No próximo dia 8 de junho, quinta-feira, às14:30, acontece o lançamento do estudo “Arco Norte: um desafio logístico”, na Assembleia Legislativa de Roraima, na cidade de Boa Vista. Publicado no final de 2016 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), o estudo propõe a implementação de uma nova logística de transporte para o País, a partir do deslocamento do escoamento de parte da produção agrícola dos portos das regiões Sul e Sudeste para os portos da região Norte do Brasil.

Além de promover o desenvolvimento da região, a mudança vai reduzir os custos dos exportadores com transporte devido à maior proximidade com o mercado externo, aumentando a competitividade dos produtos brasileiros lá fora. A implementação da proposta, no entanto, depende de uma série de mudanças na legislação e da realização de diversas obras pelo poder público para a integração de rodovias, hidrovias, ferrovias e portos, entre elas, a implantação e pavimentação da BR 210 (AP/PA/RR). O projeto também prevê um acordo de cooperação internacional com a Guiana para pavimentação e construção de pontes num trecho de 454km da estrada entre Boa Vista e a cidade de Georgetown, além da construção de um moderno porto, que propiciará acesso privilegiado aos mercados da Comunidade do Caribe (CARICOM), América do Norte, Europa e Ásia.

Estarão presentes no lançamento o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o Diretor Geral do DNIT, Valter Casimiro, deputados estaduais, autoridades locais, empresários, representantes da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), da Superintendência de Desenvolvimento do Amazonas (Sudam), de organizações e de instituições interessadas no tema, além dos relatores do estudo, deputado Lúcio Vale (PR/PA) e deputado Remídio Monai (PR/RR). O objetivo do evento é sensibilizar a sociedade sobre a importância do projeto para o desenvolvimento do País.

 

Lançamento da publicação Arco Norte: um desafio logístico

Local: Assembleia Legislativa de Roraima

Data: 08/06/2017, quinta-feira

Horário: 14h30

Contato Assessoria: Juliana Camapum (61) 984682098 / Juliana Nunes (61) 981981779

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

14h30 -  Abertura (mesa)

 

15h – Palestra: “O estudo sobre o Arco Norte”, com Tarcísio Freitas (consultor da Câmara dos Deputados e Coordenador do estudo. Atualmente Secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos)

 

15h40 – Palestra: “Os investimentos do DNIT para viabilizar o Arco Norte”, com Valter Casimiro (Diretor Geral do DNIT)

 

16h20 – Encerramento (mesa)

 

 

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632