Câmara participa de debate entre Brasil e UE sobre desperdício de alimentos

31/10/2017 11h55

Divulgação

Câmara participa de debate entre Brasil e UE sobre desperdício de  alimentos

Seminário Sem desperdício

O consultor legislativo, Rodrigo Dolabella, coordenador do estudo sobre Perda e desperdício de alimentos no Brasil, promovido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), e o articulador Institucional, Paulo Motta, participam como convidados do Seminário Sem desperdício – Diálogo União Europeia/Brasil, que acontece nesta terça-feira, 31/10, no Museu de Arte do Rio de Janeiro. Serão apresentadas estratégias de sucesso adotadas por países europeus, que podem ser implementadas em outros locais e servir de base para a estruturação de ações.

Durante o evento, que conta com a parceria da Rio Alimentação Sustentável, que reúne mais de 30 instituições governamentais e da sociedade civil serão organizadas ações paralelas para envolver a população. Haverá uma exposição da campanha Sem Desperdício, liderada pela WWF-Brasil, Embrapa e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e ainda a Feira Rio Alimentação Sustentável, uma feira modelo com a participação de cooperativas agrícolas, produtores orgânicos e eco-chefs, que ministrarão oficinas sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

Desperdício em números  

Segundo a FAO, mundialmente se perde cerca de 1,300 bilhão de toneladas de alimentos. Na América Latina só os alimentos desperdiçados no varejo dariam para alimentar mais de 30 milhões de pessoas. Por ano, 15% dos alimentos são desperdiçados na região, o que corresponde a 6% das perdas mundiais. 28% no consumo, 28% na produção, 22% no manejo, 17% no mercado e distribuição e 6% no processamento.

 O tema está sendo debatido em diversas instâncias e se relaciona a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: “Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

Estudo do Cedes

O assunto também é tema de um estudo desenvolvido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, que tem como relator o deputado Evair de Melo (PV/ES). O objetivo é discutir estratégias para a redução do desperdício de alimentos no Brasil com a participação dos principais atores envolvidos. Ao final do trabalho, que deverá ser publicado no primeiro semestre de 2018, serão apresentados projetos de lei e indicações ao poder executivo. 

 

(Com informações da Embrapa)

 

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627