Câmara comemora 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Está prevista para o dia 8 de maio, às 9h30, no plenário Ulysses Guimarães, a sessão solene em comemoração aos 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.
27/04/2018 13h11

Na oportunidade, o presidente do Cedes, deputado Lúcio Vale, entregará uma placa de homenagem às pessoas que de alguma forma contribuíram para o trabalho do Centro ao longo desses anos, como os deputados que foram relatores e os consultores que coordenaram os estudos.

Exposição

Como parte das comemorações, está programada a exposição “A Câmara pensando o Brasil”, no período de 7 a 18 de maio, no espaço Mário Covas, no anexo II. A mostra foi dividida em seis temáticas abordadas em estudos do Cedes: o social; o futuro; o desenvolvimento; o espaço; a inovação e o meio ambiente, refletindo a preocupação do Centro com as mais variadas questões sociais e econômicas.

O que é o Cedes?

O Cedes é um órgão técnico-consultivo vinculado à presidência da Câmara dos Deputados que se dedica a análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas. Com o apoio da consultoria legislativa, o Centro desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso País.

Desde sua instalação, em 2003 (à época como Conselho de Altos Estudos), o CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a sociedade.

Escolha dos temas

Os temas dos estudos são escolhidos pelos 22 parlamentares que compõe o colegiado e amplamente debatidos com todos os setores da sociedade por meio de reuniões técnicas, seminários, e audiências públicas. O propósito é ampliar a discussão e buscar soluções inovadoras para os problemas apontados. Como resultado, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade.

Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga, Pré- Sal e mais recentemente a criação de Centros de Desenvolvimento Regional nas Universidades brasileiras.

Publicações

O Cedes possui atualmente 24 publicações divididas em três séries editoriais: Série Estudos Estratégicos, destinada a estudos mais aprofundados sobre determinados conteúdos temáticos; Série Avaliação de Políticas Públicas, como o próprio nome diz, focada na análise da execução de decisões governamentais; e a Série Cadernos de trabalho e Debates, que apresenta discussões relevantes tratadas com extrema propriedade e oportunidade no âmbito da Câmara. Os estudos estão disponíveis no site do Cedes e podem ser acessados pelo link: (https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/temas/estudos-concluidos-1).

Estudos Realizados

Série Estudos Estratégicos:

- Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios

- Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece

- O desafio da Mobilidade Urbana

- Arco Norte: um desafio logístico

- Instrumentos de Gestão das Águas

- Capital Empreendedor

- Minerais Estratégicos e Terras Raras

- Desafios à convivência com a seca

- Revisão da Lei de Patentes: inovação em prol da competitividade nacional

- Energias Renováveis: Riqueza Sustentável ao Alcance da Sociedade

- Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas

- Setor Mineral: Rumo a um Novo Marco Legal

- A Política Espacial Brasileira

- Alternativas de Políticas Públicas para a Banda Larga

- Os Desafios do Pré-Sal

- Capacitação Tecnológica da População

- O Mercado de Software no Brasil

- A Dívida Pública Brasileira

- O Biodiesel e a Inclusão Social

- TV Digital

Série Caderno de Trabalho e Debates:

- Agenda de Segurança Cidadã: por um novo paradigma

- Avanços do Marco Legal da Primeira Infância

Série Avaliação de Políticas Públicas:

- Responsabilidade na Gestão Pública

- Um Computador por Aluno

Estudos em andamento:

- Perda e desperdício de alimentos no Brasil: estratégias para a redução

- Financiamento do Ensino Superior

 

Siga o Cedes pelas redes sociais:

twitter@CEDESCAMARA

facebook@CEDESCD

Contato imprensa: (61) 992985419 – Ana Paula Neves

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900 / Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627