Documentos editados no século XVI


MELA, Pompônio. De orbis sitv: libri três. Basileae: Andream Cratan, 1522

Palmerino d’Inghilterra

MORAES, Francisco de, 1500-1572 
Palmerino d’Inghilterra: libro primo 
Venetia: appresso Giacco Bendolo, 1584.

Este romance narra a história cavalheiresca de Palmerino, filho do rei da Inglaterra, D. Duardo, e seu amor pela infanta Polinarda. Foi originalmente escrito em português entre os anos 1540-1544, e é o melhor exemplo do gênero de cavalaria no século XVI, comparado com o livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Dialogos de Dom Frei Amador Arraiz Bispo de Portoalegre

ARRAIS, Amador, 1530?-1600 
Dialogos de Dom Frei Amador Arraiz Bispo de Portalegre
Coimbra: Casa de Antonio de Mariz, 1589.

Edição sempre procurada pelos bibliófilos, esta obra de Amador Arrais, um dos representantes da prosa mística, demonstra fervoroso sentimento religioso, revelado no diálogo sobre as qualidades morais que deve ter um bom príncipe. 

Flores de L. Anneo Seneca

SÊNECA, 4 a.C.-65 d.C. 
Flores de L. Anneo Seneca
Anvers: Casa de Christoforo Plantino, 1555.

A obra compõe-se de ensaios morais sobre vários aspectos da vida. Foi editado pelo célebre impressor francês Cristóvão Plantin (ou Plantino), radicado na Bélgica. 

Svccesso do segvndo cerco de Div

CORTE REAL, Jerônimo, 1530?-1590 
Svccesso do segvndo cerco de Div
Lisboa [sic]: Antonio Gonçalvez, 1574.

Publicada em 1574, esta obra é um poema épico também considerado uma excelente prosa. Celebra a defesa de Diu, na Índia, por D. João de Mascarenhas, e a libertação da praça, em 1546, por D. João de Castro. Trata-se de edição muito rara. O autor foi um poeta, músico e pintor português, que nasceu nos Açores, por volta de 1530, e morreu em Évora, em 1590. 

De orbis sitv: libri três

MELA, Pompônio 
De orbis sitv: libri três
Basileae: Andream Cratan, 1522.

Trata-se da obra mais antiga do acervo da Biblioteca da Câmara dos Deputados. É uma descrição do mundo, feita por Pompônio Mela, geógrafo e escritor latino do século primeiro da era cristã, e é o único tratado de geografia da Antiguidade escrito em latim clássico. Situa a Terra no centro do universo e descreve regiões, costumes e artes da África, Europa e Ásia.  

Bucolicorvm: eclogae x. Georgicorvm

VIRGÍLIO, 70-19 a.C.
Bucolicorvm: eclogae x. Georgicorvm
Parisiis: Sebastianvm Nivellivm, 1600.

Além da data, esta edição tem a valorizá-la a grande e bela marca tipográfica do impressor Nivelle, as não menos belas vinhetas e capitulares, o excelente papel e as margens generosas. 

Histoire memorable de la ville de Sancerre

LÉRY, Jean de, 1534?-1611?
Histoire memorable de la ville de Sancerre
1574.

Este raríssimo livro possui encadernação original francesa em couro e lombada com nervuras e ferros dourados. Ele é particularmente interessante por ser o primeiro livro no qual o autor menciona a viagem que fez ao Brasil. Em obras do século XVI, as referências ao país, em qualquer contexto, são de tal forma incomuns que elas tornaram esta publicação objeto de particular interesse de grandes bibliófilos brasileiros, como José Mindlin.