Alessandra Roscoe

A oitava edição do Encontro com o Autor recebeu Alessandra Roscoe,  jornalista, escritora e mãe de três filhos. Nasceu em Uberaba, MG, mas desde os três anos de idade vive em Brasília. Descobriu nos livros a alegria de poder habitar mundos inventados. Primeiro como leitora, depois como escritora e, ultimamente, também como mediadora de leituras.   O evento aconteceu no dia 28/08 às 17h no Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara. 

Alessandra Roscoe

Coordena desde 2010 o Uniduniler, clube de bebês leitores, e desde 2013, o Uniduniler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura, que realiza desde 2013 ações de leitura com bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já publicou mais de 30 livros. A inspiração vem das situações vividas no dia a dia e das memórias da infância.  

A escritora tem experiência em segmentos como criatividade, comunicação, expressão e literatura. É coordenadora e idealizadora dos Projetos: Aletramento Fraterno, de incentivo à leitura desde o ventre, com grávidas e casais; Experimente a Palavra, de leitura sensorial com bebês e pré-leitores; e Caixinha de Guardar o Tempo, com idosos e pacientes de Alzheimer, tendo as leituras como forma de reconstrução da memória. Alessandra é escritora convidada do Projeto Contadores de Histórias, da Academia de Línguas e Letras de Brasília, e mantém um canal direto de interação com seus leitores também no blog https://contoscantoseencantos.blogspot.com

É autora das obras A menina que pescava estrelas (Editora Elementar), A façanha da dona aranha (Elementar), A outra história da cigarra e da formiga (Mundo Mirim), O Sr. Pavão (Elementar) e A primeira vez numa noite do pijama (Franco Editora), entre outras. Alguns de seus livros foram indicados para catálogos internacionais de literatura infantil e juvenil: A fada emburrada e O jacaré Bilé (para o catálogo da Feira de Bolonha na Itália) e JK, o lobo guará (em 2011 e 2012, para o catálogo da Apex para a Feira de Frankfurt, na Alemanha). A fada emburradafigura também entre as leituras indispensáveis para a infância de acordo com a Revista Educar para Crescer da Editora Abril. E Caixinha de guardar o tempo foi finalista, em 2013, do Prêmio Jabuti de Literatura, categoria melhor livro infantil do ano. 

 Fotos do evento:

Encontro com o Autor Alessandra Roscoe Fabyola Madeira e Alessandra Roscoe