Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Encontro com o Autor

Encontro com o Autor

O Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, promoverão na última segunda-feira de todos os meses do ano, um evento chamado Encontro com o Autor. Sempre na Sala de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados,

O evento começará com um tempo de meia hora para o autor convidado falar de sua obra, influências e interesses. Esgotado esse tempo, os presentes poderão por uma hora dirigir perguntas ao autor convidado sobre seu estilo, método de trabalho, inspiração, autores favoritos, fontes de pesquisa, processo de edição e distribuição de suas obras. Terminado o tempo das perguntas, será servido um breve lanche em que os convidados poderão interagir diretamente com o autor. 

 

Na nona edição do programa, o público vai bater um papo com os servidores da Câmara André Carneiro, Luiz Claudio Santos e Miguel Gerônimo, autores dos livros Curso de Regimento Interno e Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional. 

André Corrêa de Sá Carneiro

André Corrêa de Sá Carneiro é doutorando em Ciência Política (Iesp/Uerj-Cefor/CD), mestre em Ciência Política (Iuperj/UCAM-Cefor/CD), especialista em Processo Legislativo (Cefor/CD), pós-graduado em Direito do Estado (Ucam), Direito Administrativo e Processo Administrativo (Ucam) e Gestão Pública (IESA), bacharel em Ciência da Computação (UnB) e em Administração (IESA).   

Coautor dos livros Curso de Regimento Interno da Câmara dos DeputadosCurso de Regimento Comum do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados: O Regimento Esquematizado. É professor e palestrante de Regimento Interno da Câmara dos Deputados e instrutor e professor de pós-graduação do Centro de Formação e Treinamento desta Casa. Analista legislativo, ex-servidor do Tribunal de Contas da União e do Banco do Brasil, exerce, atualmente, a função de assessor da Diretoria Administrativa, tendo ocupado, dentre outras funções, a de chefe de gabinete de liderança partidária, por cinco anos, diretor da Coordenação de Comissões Temporárias do Departamento de Comissões, diretor da Coordenação de Apoio Técnico Administrativo da Diretoria Administrativa, diretor administrativo substituto e diretor do Departamento de Comissões substituto. 

Luiz Claudio Santos

Luiz Claudio Santos é servidor concursado da Câmara dos Deputados desde 1994. Atua como analista legislativo – atribuição Técnica Legislativa na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Mestre em Ciência Política (Iuperj/Ucam, 2009), especialista em Processo Legislativo (Cefor/CD, 2007), Desenvolvimento Gerencial (UnB/Cefor, 2004) e Gestão Legislativa (UnB/Cefor, 2003). Graduado em Administração (UniCeub, 1998). Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e Practitioner em PNL (Instituto Actius). Professor e palestrante em diversas instituições, como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Nacional dos Magistrados do Brasil. Dentre suas obras, destacam-se o Curso de Regimento Interno e o Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional,publicados pela Câmara dos Deputados, assim como o Câmara dos Deputados: o Regimento em Exercícios (6ª edição, 2017), editora Alumnus.

 

Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto

Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto é servidor da Câmara dos Deputados há 30 anos. Diretor legislativo substituto e chefe da Assessoria Técnica da Diretoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Foi chefe de Gabinete de Liderança Partidária. Mestre em Poder Legislativo e especialista em Processo Legislativo. Graduado em Ciências Econômicas e em Direito. Professor de Processo Legislativo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Professor de processo legislativo em cursos regulares no Cefor e em outras instituições de ensino superior. Palestrante em diversas instituições públicas e privadas, como Banco Central do Brasil, Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil, Anvisa, Petrobras e diversos sindicatos. Autor de cinco livros sobre Processo Legislativo, dentre os quais Curso de Regimento Interno e Curso de Regimento Comum do Congresso Nacional, editados pela Câmara dos Deputados. Vice-presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF. Coordenador do Comitê de Regulamentação da Abrig e membro do Comitê de Capacitação da Entidade. Elaborador do Programa da Rádio Câmara intitulado Conheça o Processo Legislativo. Participante de vários programas da Câmara dos Deputados voltados à formação da cidadania, como Estágio Participação, Parlamento Jovem Brasileiro, Câmara Mirim e Concurso Câmara em Ideias. Membro titular do Comitê Gestor do Portal e do Comitê Diretivo da Tecnologia da Informação da Câmara dos Deputados. Membro titular da comissão avaliadora da Câmara dos Deputados encarregada de analisar pré-projetos de pesquisa apresentados em processos seletivos com vistas à capacitação externa em cursos de pós-graduação strito sensu. Foi colunista da Revista Prática Jurídica da Editora Consulex e da Revista da Casa (Revista Eletrônica da Câmara dos Deputados). Participou do Curso APG MIDDLE promovido pela Amana-Key. Participou do Programa da FGV de Aperfeiçoamento de Docentes (Estratégia de Comunicação Aplicada a Docentes - PAD). Integrou o Curso de Assessoramento Parlamentar realizado em Lisboa – Portugal, promovido pela Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa. Tomou parte do International Visitor Leadership Program, patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, realizado em Washington e outras cidades norte-americanas. Participou também do IX Curso para Assessores Parlamentares realizado no Parlamento espanhol, em Madri, Espanha.

 

Encontro com André Carneiro, Luiz Claudio Santos e Miguel Gerônimo

Data: 25 de setembro de 2017, segunda-feira, às 17h

Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados

Inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br

O evento é promovido pelo Centro Cultural e Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. 

______________________________________________________________________________________________________

Eventos Anteriores

28/08/2017 - Alessandra Roscoe

A oitava edição do Encontro com o Autor recebeu Alessandra Roscoe,  jornalista, escritora e mãe de três filhos. Nasceu em Uberaba, MG, mas desde os três anos de idade vive em Brasília. Descobriu nos livros a alegria de poder habitar mundos inventados. Primeiro como leitora, depois como escritora e, ultimamente, também como mediadora de leituras. 

Alessandra Roscoe

Coordena desde 2010 o Uniduniler, clube de bebês leitores, e desde 2013, o Uniduniler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura, que realiza desde 2013 ações de leitura com bebês, idosos e pessoas com necessidades especiais. Já publicou mais de 30 livros. A inspiração vem das situações vividas no dia a dia e das memórias da infância.  

A escritora tem experiência em segmentos como criatividade, comunicação, expressão e literatura. É coordenadora e idealizadora dos Projetos: Aletramento Fraterno, de incentivo à leitura desde o ventre, com grávidas e casais; Experimente a Palavra, de leitura sensorial com bebês e pré-leitores; e Caixinha de Guardar o Tempo, com idosos e pacientes de Alzheimer, tendo as leituras como forma de reconstrução da memória. Alessandra é escritora convidada do Projeto Contadores de Histórias, da Academia de Línguas e Letras de Brasília, e mantém um canal direto de interação com seus leitores também no blog http://contoscantoseencantos.blogspot.com

Atualmente, além de críticas literárias para revistas, jornais e blogs especializados, atua com assessoria literária, oficinas e palestras direcionadas a profissionais da educação e pais. 

É autora das obras A menina que pescava estrelas (Editora Elementar), A façanha da dona aranha (Elementar), A outra história da cigarra e da formiga (Mundo Mirim), O Sr. Pavão (Elementar) e A primeira vez numa noite do pijama (Franco Editora), entre outras. Alguns de seus livros foram indicados para catálogos internacionais de literatura infantil e juvenil: A fada emburrada e O jacaré Bilé (para o catálogo da Feira de Bolonha na Itália) e JK, o lobo guará (em 2011 e 2012, para o catálogo da Apex para a Feira de Frankfurt, na Alemanha). A fada emburradafigura também entre as leituras indispensáveis para a infância de acordo com a Revista Educar para Crescer da Editora Abril. E Caixinha de guardar o tempo foi finalista, em 2013, do Prêmio Jabuti de Literatura, categoria melhor livro infantil do ano. 

__________________________________________________________

31/07/2017 - Maurício Melo Júnior

Maurício de Albuquerque Melo Júnior nasceu em Catende, PE, em 28/11/1961. Diplomado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciência Política e Economia. Escritor, jornalista, crítico literário e documentarista. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Atuou em assessoria de imprensa na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Justiça. Foi professor do Centro de Ensino Universitário de Brasília (Ceub) e chefe de telejornalismo da Radiobrás. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS).

Maurício Melo Júnior

Escreveu e publicou diversos livros infanto-juvenis, além de uma novela e um volume de crônicas. Tem contos publicados em diversas antologias. Participou, como palestrante, de diversos eventos literários, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS), em 2007; a Balada Literária (São Paulo, SP), em 2008; a Bienal do Livro de Alagoas, em 2009 e 2013; do 2º. Festival Internacional da Leitura (Campinas/SP, em 2010), da Fliporto – Festa Literária de Pernambuco (Olinda, PE, em 2011, 2012 e 2013) e da Flimar – Festa Literária de Marechal Deodoro (Marechal Deodoro, AL, em 2010, 2011, 2012 e 2013). Júri em diversos concursos literários, como o 19º Concurso de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba, MG, 2009). Escreveu para o teatro o monólogo Volta à Seca, encenado pelo ator Chico de Assis em 2016. Ganhou menção honrosa no Prêmio Sesc de Literatura 2016 com o romance inédito Não me Empurre Para os Perdidos. É jornalista da TV Senado, onde por 13 anos dirigiu e apresentou o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (Curitiba, PR) e crônicas semanais para o blog Jornal da Besta Fubana (Recife, PE). É membro do Instituto Casa de Autores, de Brasília.

Ouça a íntegra do bate-papo: goo.gl/tE4q81

Maurício Melo Júnior Palestra de Maurício Melo Júnior na Biblioteca da Câmara dos Deputados. Maurício Melo Júnior no Encontro com o Autor
Raphael Cavalcante, Marcos Antunes, Maurício Melo Júnior, Maria Amélia Elói e Janice Silveira. Público assistindo à palestra de Maurício Melo Júnior. Paulo Cezar Alves, Maurício Melo Júnior e Janice Silveira.

 Fotos: Fernando Holanda / Ascom Sindilegis.

 __________________________________________________________ 

26/06/2017 - Luci Afonso    

Luci Afonso é natural de Araxá, MG,  mas mora em Brasília desde 1971. Funcionária aposentada da Câmara dos Deputados, onde atuou por 25 anos  no Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação. Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras – Português na Universidade Católica de Brasília Virtual. Agente Cultural do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal, na área de literatura.

Luci Afonso

Publicou três livros de crônicas e contos: Velhota, eu?, 2007 (segunda edição: 2013); O Guardião da Manhã, 2009, aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal; e Senhora dos Gatos, 2012, finalista do 55º Prêmio Jabuti de Literatura 2013 na Categoria Ilustração e vencedor do 14º Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim 2013 na Categoria Design Gráfico.

É membro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e da Rede de Escritoras Brasileiras — REBRA. Divulga a literatura brasiliense em escolas do Distrito Federal. Em 2013, participou do 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça, de 1º a 5 de maio de 2013, e da antologia bilíngue Pensieri in Parole, publicada na Itália pela organização A.C.I.M.A Mandala. No mesmo ano, criou o projeto Palavras em Movimento, visando doar obras de autores brasilienses a bibliotecas comunitárias em todo o país.

Fotos do evento

Palestra de Luci Afonso na  Biblioteca da Câmara. Público assistindo à palestra. Marcos Antunes lendo um dos texto de Luci Afonso
Conceição Targino lendo dos texto de Luci Afonso Luci Afonso no Encontro com o Autor Janice Silveira, Luci Afonso, Maria Amélia Elói e Marcos Antunes

 

 __________________________________________________________

25/05/2017 - Filemon Félix de Moraes                    

Filemon Félix de Moraes  nasceu em Prof. Filemon FelixPoconé (MT), em 1959, mas já reside em Brasília há 28 anos. Tem larga experiência na preparação de candidatos a concursos públicos e vestibulares, ministra treinamentos em empresas privadas e órgãos públicos e é professor palestrante em eventos culturais e cursos universitários.

Já atuou como comentarista esportivo e colunista de jornais e revistas.Além de mais de 20 livros didáticos de gramática, interpretação de textos e redação, publicou: O Sorriso dos Olhos de Thalita (poemas, 2003); Azul Profundo (contos e crônicas, 2007); Meias Verdades (contos, 2009); Cartas Fraternas (crônicas, 2010); Outros Lampejos (poesia, 2013); Minhas Histórias Alheias (parábolas, 2015); e Certas Coisas Certas (poemas, 2017). 

A fotográfa Cleia Viana, da Câmara dos Deputados, registrou o evento. 

Ernani Rufino, Raphael Cavalcante, Maria Amélia Elói, Prof. Filemon Felix, Janice Silveira, Marcos Antunes  Marcos Antunes e Prof. Filemon Felix Público assistindo à palestra do Prof. Filemon Felix.
Prof. Filemon Felix, Janice Silveira e Wesley Vasconcelos Palestra do Prof. Filemon Felix Palestra do Prof. Filemon Felix

 

__________________________________________________________________

27/04/2017 - Nicolas Behr

Nascido em Cuiabá, em 1958, mudou-se para Brasília em 1974. Em 1977, lançou Iogurte com farinha — seu primeiro feito em mimeógrafo, com 8.000 cópias vendidas de mão em mão pelos bares e outros locais públicos da Capital Federal.

Em 1978, após ter escrito Grande circular, Caroço de goiaba e Chá com porrada, foi preso e processado pelo DOPS por "porte de material pornográfico", sendo julgado e absolvido no ano seguinte. Impedido de publicar por ordem judicial, até 30 de março de 1979 escreveu poemas em telhas frescas, depois queimadas, série denominada O que me der na telha.

Ao todo, publicou 15 "livrinhos" mimeografados e 26 livros.

_________________________________________________________________ 

30/03/2017 - Edmílson Caminha

O fotógrafo Billy Boss, da Câmara dos Deputados, registrou o evento:

Edmilson Caminha Edmilson Caminha Publico que assistiu a palestra.
Público assistindo à palestra. Caminha, Jairo Brod André Freire, Afrísio Vieira Lima, Edmilson Caminha, Maria Amélia Elói, Wellington Brandão da Silva, Marco Antunes, Janice.

 

Escritor, jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa, EDMÍLSON CAMINHA nasceu em Fortaleza, Ceará. Dirigiu, em Teresina, a Rádio Educativa e o Departamento de Jornalismo da TV Educativa do Estado do Piauí. É consultor legislativo (aposentado), por concurso público de provas e títulos, da Câmara dos Deputados, em Brasília–DF, de cujo Conselho Editorial foi presidente.

Tem artigos, ensaios e entrevistas publicados na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro); Revista da Academia Mineira de Letras (Belo Horizonte); revista ClãRevista da Academia Cearense de Letras e jornais O Povo Diário do Nordeste (Fortaleza); Jornal de LetrasRioArtes Jornal da ABI (Rio de Janeiro); D.O. Leitura (São Paulo); Suplemento Literário Minas Gerais (Belo Horizonte); A Tarde (Salvador); O Dia e Diário do Povo (Teresina); Correio Braziliense Jornal da Associação Nacional de Escritores (Brasília); O Cometa Itabirano O Trem (Itabira, MG), entre outros.

Eduardo CaminhaObras publicadas: Palavra de escritor (1995; 2. ed. 1996); Inventário de crônicas (1997); Villaça, um noviço na solidão do mosteiro (1998); Lutar com palavras (2001); Drummond, a lição do poeta (2002; 2. ed. 2006); Pedro Nava: em busca do tempo vivido (2003); Brasil e Cuba: modos de ver, maneiras de sentir (2006); O monge do Hotel Bela Vista (2008); Rachel de Queiroz, a senhora do Não Me Deixes (2010); Em louvor a Drummond (2012); Cadeira 24: dos rios do Pará aos verdes mares do Ceará (2013); Com a mala na cabeça (2014); No PEN Clube do Brasil, a casa de Villaça (2016) e O professor, Beethoven e o ladrão (2016).

É membro da Academia Brasiliense de Letras, da Academia de Letras do Brasil, sócio correspondente da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa, sócio da Associação Nacional de Escritores (ANE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação dos Bibliófilos do Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

Em 2006, recebeu da Prefeitura Municipal de Itabira o título de “Itabirano de Coração”, e em 2012, outorgado pela Câmara Municipal, o de “Cidadão Honorário de Itabira.”

Edmílson Caminha vai responder às perguntas do público no Encontro com o Autor do próximo dia 30 de março de 2017, quinta-feira, às 17h.

_________________________________________________________________ 

23/02/2017 - Roberto Klotz

O escritor Roberto Klotz, que já conquistou mais de 30 prêmios literários, falou sobre seu processo de criação, estilo e influências.

Klotz foi jurado de vários concursos literários e promove oficinas. Publicou contos e crônicas em Pepino e Farofa, Quase pisei! e Cara de crachá.  Divertiu crianças com os infantis A bruxinha que queria ser fada e o Monstro na caixa azul. Seu livro mais recente, Manual do escritor, traz dicas e ferramentas para quem deseja publicar um livro de ficção.

O fotógrafo Gilmar Félix, da Câmara dos Deputados, registrou o evento:

Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

   Foto: Gilmar Félix / Câmara dos Deputados

________________________________________________________________ 

26/01/2017 - Alexandra Rodrigues

Nasceu em Lisboa e mora em Brasília desde 1985. É psicóloga e professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem desenvolvido nos últimos 20 anos uma proposta de Oficina da Palavra, espaço de encontro de educadores com o prazer da escrita. Publicou em 2004, “O Nome das Coisas”, um livro em prosa poética acerca da Palavra, e em 2007 “Minha avó botou um ovo”, seu primeiro livro de crônicas.

Alexandra Rodrigues cativou participantes do Encontro com o Autor

Em sua primeira edição, o Encontro com o Autor reuniu mais de 40 pessoas interessadas em saber mais sobre a trajetória da escritora convidada Alexandra Rodrigues, servidores da Câmara dos Deputados ou não.

A autora dos livros “O Nome das Coisas” e “Minha Avó Botou um Ovo” conversou sobre o processo de criação das obras e onde busca inspiração, por exemplo. Muito simpática, cativou os participantes, que a elogiaram bastante.

O Encontro com o Autor acontece sempre na última quinta-feira do mês, às 17h, no Salão de Leitura da Biblioteca. A próxima edição será no dia 23 de fevereiro e contará com a presença do escritor Roberto Klotz. Ele já conquistou mais de 20 prêmios literários e ocupa uma cadeira na Academia de Letras do Brasil – DF. Foi jurado de vários concursos literários e promove oficinas literárias.

 

A escritora Alexandra Rodriguez conversa sobre seu trabalho na Biblioteca da Câmara dos Deputados.

Alexandra Rodrigues no Encontro com o Autor, na Biblioteca da Câmara dos Deputados. 

 

 

 

 

 

Participantes do encontro com Alexandra Rodrigues

Participantes do Encontro com Alexandra Rodrigues. 

 

 

Marco Antunes, Alexandra e André, diretor do Cedi

Marco Antunes, mediador do Encontro, Alexandra e André, diretor do Centro de  Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.