Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

A Biblioteca

Biblioteca Pedro Aleixo

Biblioteca Pedro Aleixo
Autoatendimento

 

A Biblioteca Pedro Aleixo integra o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Possui um acervo com cerca de 200.000 obras, 2.060 títulos de revistas especializadas, na sua grande maioria, sendo uma das maiores de Brasília e do próprio País. O acervo é especializado em Ciências Sociais com ênfase em Direito, Ciência Política, Economia e Administração Pública. Possui rico e valioso acervo de obras raras, totalizando aproximadamente 4700 volumes. É depositária, desde 1947, de documentos oficiais e publicações da Organização das Nações Unidas (ONU), classificadas como de distribuição geral. É depositária também das publicações editadas no Brasil pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).  

A principal função da Biblioteca é subsidiar as atividades  legislativas e parlamentares dos membros da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional e as atividades administrativas de seus servidores.


 Informações gerais de uso:

1) Acervo: livros, jornais, revistas especializadas, documentários em dvd's, Diário Oficial da União e Diário da Câmara dos Deputados;

2) Empréstimo domiciliar: realizado mediante prévio cadastramento, é estritamente pessoal e intransferível, sendo proibida a retirada de material informacional em nome de outro usuário.

3) Quem pode se cadastrar: deputados federais, senadores, ex-parlamentares, servidores ativos e inativos da Câmara dos Deputados, consultores do Senado Federal e bibliotecas sediadas no Distrito Federal, devidamente credenciadas na Biblioteca pedro Aleixo; 

4) Consulta local: aberta à comunidade;

5) Horário de funcionamento: 

    Segunda a quinta-feira:  9h às 19h 

    Sexta-feira: 9h às 18h

5) Consulta às obras da Biblioteca Digital: aberta à comunidade, com acesso ao texto integral;

6) Empréstimo entre bibliotecas: serviço disponibilizado às bibliotecas credenciados,  do Distrito Federal. Formulário próprio deve ser preenchido e enviado eletronicamente.

7) Sala de estudo em grupo: comporta cerca de seis pessoas e é também um espaço de acessibilidade, pois possui dois computadores com leitores de tela Jaws –programa que reconhece comandos de voz e lê o conteúdo exibido na tela do computador para seu usuário.  Podem utilizar a sala, seguindo esta ordem de prioridade, deputados, usuários internos ou externos com deficiência visual e servidores da Câmara dos Deputados. Regras para utilização do espaço.

  

 


Autoatendimento:

A Biblioteca Pedro Aleixo oferece aos usuários cadastrados o sistema de autoatendimento para empréstimo e devolução de livros.

Autoatendimento_2
Terminal de Autoatendimento