Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > A Câmara > Conheça a Câmara > Visite a Câmara > Cultura na Câmara > Notícias > Clube de Leitura - O Cortiço

Clube de Leitura - O Cortiço

Nesta terceira edição do projeto Clube de Leitura será analisado o romance naturalista O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
03/03/2017 12h50

Em março o Clube de Leitura vai analisar a obra O Cortiço, um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo, publicado em 1890, que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. Tendo como cenário uma habitação coletiva, o livro difunde as teses naturalistas, que explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.

Haverá duas turmas: uma às quintas-feiras das 12h30 às 13h30 e outra às sextas-feiras das 13h30 às 14h30, ambas com o professor Wellington Brandão. A turma de quinta-feira (Turma 1) começa no dia 09/03, e a turma de sexta (Turma 2), no dia 10/03.

Serão abertas 15 vagas para cada turma. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 06/03 pelo e-mailnucleodeliteratura@camara.leg.br (com a opção de turma). 

O Clube de Leitura é uma iniciativa do Centro Cultural e Biblioteca da Câmara dos Deputados. A cada mês será debatido um grande clássico da Literatura.

A participação é gratuita, e as reuniões acontecem na Sala 17 da Biblioteca Pedro Aleixo, no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Mais informações pelo telefone (61) 3215-8093.

 

Leia O Cortiço (arquivo em pdf).

 

Informações de Apoio

Mapa do Portal