Encontro com o Artista

Hiran, "Verdades impressas em coisas que restam"

Créditos:

Esta edição do programa apresenta uma entrevista com o artista plástico Hiran, cujas obras, apresentadas na mostra "Verdades impressas nas coisas que restam", foram elaboradas com matérias-primas recicláveis.

O artista tem como objetivo despertar no público a ideia de como materiais desprezados podem ser transformados em obras de arte. Ele utiliza técnica mista, como spray, tinta acrílica e colagens em madeira, gesso, MDF e placas de Duratex e Eucatex; além de pó de madeira, cola, imagens tiradas de encartes de produtos e moldura de madeira restaurada de quadros antigos.

Suas obras conceituais ganharam repercussão em função das intervenções urbanas que o artista faz com grafite e colagem.

Sociólogo e teólogo, Hiran nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília desde 2010. Formou-se em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, também no Rio de Janeiro (STBSB), e participou de cursos livres do SENAC. Em Brasília, participou como aluno especial de algumas disciplinas do mestrado em Artes (UnB).

Hiran criou um personagem chamado Angatu, que o destacou como artista e está representado em vários estados brasileiros e em países como Portugal (Lisboa) e Estados Unidos (New York).