Encontro com o Artista

Bia Doria, Bailarinas da Natureza

Créditos:

Este programa traz uma entrevista com a artista Bia Doria. Ela fala da exposição "Bailarinas da Natureza", que ficou aberta à visitação no Salão Negro do Congresso Nacional de 20 de fevereiro a 7 de abril de 2016. 

A artista apresenta uma série de esculturas que remetem aos movimentos feitos pelas árvores, produzidas com madeiras nativas resgatadas de desmatamentos e queimadas em florestas fechadas, em fundos de rios e em barragens, entre outros. O objetivo da exposição é desenvolver a consciência de preservação e de sustentabilidade das florestas brasileiras, além de fomentar a reutilização de materiais sofridos pela ação da destruição. 

Bia Doria se autodenomina representante da arte contemporânea sustentável, por utilizar as formas da natureza como princípio em seu trabalho. Ela ressalta o demorado processo de elaboração de sua arte, tendo em vista a dificuldade de adquirir a matéria-prima e a necessidade de cuidados especiais, desde a higienização até a preservação. 

Em 12 anos de carreira, a artista participou de várias exposições no Brasil e no mundo. Entre elas, destacam-se a mostra realizada no MAC, MUBE, Salão de Arte, Pinacoteca Benedicto Calixto e a exposição individual Redesenhando a Natureza, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás – Centro Cultural Oscar Niemeyer. Fora do País, a artista recebeu prêmio na categoria escultura na 10ª Bienal de Firenze (Itália), em 2015. Participou também da Bienal de Padova, no Salon des Artistes Indépendants Art em Capita (França) e da Feira Internacional de Artes e Design em Seul (Coreia do Sul), entre outras.