Quadrantes

Quatro fotógrafos de diferentes regiões do País apresentam seus trabalhos com olhares sobre a natureza, a paisagem urbana, o cotidiano e as desigualdades. A mostra fica aberta ao público de 16/3 a 22/4, na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara.
16/03/2016 16h15

Os fotógrafos retratam diferentes visões de lugares distintos: as águas, sob o olhar de Dhéia Ferrari; as favelas, de Herbert Cavalcante; a natureza, com Marcus Melo; e os cenários, por Paulo Stein.


Quadrantes - foto de Dhéia FerrariDhéia Ferrari é graduada em Direito, com mestrado na Universidade de Southampton, na Inglaterra. Seu trabalho abrange fotos abstratas, retratos e paisagens. Além de ter feito várias exposições no Brasil, a artista já expôs no museu de Aveiro e na biblioteca municipal de Castelo Branco, ambos em Portugal, durante a exposição internacional de fotografia Olhares do Futuro (2015).


Quadrantes - foto de Herbert Cavalcante

O baiano Herbert Cavalcante iniciou sua trajetória na década de 70. Nos anos 80, como oficial da marinha mercante, percorreu o mundo e captou cenas do cotidiano, principalmente das desigualdades sociais. Atualmente, realiza um trabalho sobre pesca artesanal remanescente da época escravagista, com o título: “Puxada de rede, o legado da escravatura”. Entre outros, recebeu prêmio na Mostra Científica do Parque Cinturão Verde (2015), pelo Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá (PR), com a obra “Primavera é... entrar em sintonia”.

Quadrantes - foto de Marcus MeloMarcus Melo nasceu em Manaus e é economista de formação. Sua carreira artística começou como hobby, mas já teve fotos publicadas em revistas como “Brasil Sustentável” e “Revista Macrofotografia”. Ele retrata as belezas da Região Amazônica – aspectos culturais, costumes e arquitetura. Venceu o IX Concurso Nacional de Fotografia, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça.

Quadrantes - foto de Paulo SteinE o fotógrafo Paulo Stein participa da mostra com fotos tiradas em vários países. Economista de formação, o artista trabalha com venda de fotografias Fine Art e com cobertura fotográfica de casamentos e eventos em geral. Dentre outros prêmios, ficou com o 1º lugar no 1º concurso de fotografia do Ministério Público do DF e Territórios e no 1º concurso de fotografias em Pirenópolis (GO). 

Exposição fotográfica coletiva Quadrantes

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília
Data: 16 de março a 22 de abril de 2016 
Visitação: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
Entrada franca

Exposição Quadrantes - Foto: Victor Diniz / Câmara dos Deputados

 

Exposição Quadrantes - Foto: Victor Diniz / Câmara dos Deputados

 

Exposição Quadrantes - Foto: Victor Diniz / Câmara dos Deputados

 

Confira aqui o catálogo da exposição.

selo selecionado por edital