Viagem à Amazônia: Desenhos e Fotografias

A exposição é um registro que o desenhista, pintor e fotógrafo Fernando Augusto fez do interior da Região Amazônica. A mostra poderá ser visitada de 9 de julho a 6 de agosto na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
13/07/2015 07h05

A exposição “Viagem à Amazônia: desenhos e fotografias”, do desenhista, pintor e fotógrafo Fernando Augusto dos Santos Neto, é um registro do interior da Região Amazônica. A mostra poderá ser visitada de 9 de julho a 6 de agosto na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

Fernando Augusto fez as imagens em 2012, durante viagem de 13 dias pelo Rio Madeira, de Manaus a Porto Velho, no navio hospital da Marinha Brasileira. Seu objetivo na viagem foi fotografar e desenhar os diversos cenários amazônicos, além das comunidades ribeirinhas, como Arapuanã, Vencedor e Mariri, entre outras.

Desse registro, o artista traz para a exposição quatro desenhos em carvão e cinco em grafite, além de oito aquarelas sobre papel e várias fotografias digitais.

Fernando Augusto nasceu em Itanhém, interior da Bahia, e graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1987. Aprofundou seus estudos na universidade Sourbone, em Paris, em 2000, e concluiu o doutorado em Comunicação Semiótica na Universidade Católica de São Paulo, em 2001. Atualmente reside em Vitória (ES), onde leciona no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo.

O artista já realizou exposições no Brasil e no exterior. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se o Sociedade Amigos da Cultura, no 18º Salão Nacional de Arte Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (MG), em 1987, e o Aquisição Fotografia, no 14º Salão Nacional de Artes Plásticas de Santo André (SP), em 1999.

SERVIÇO

Mostra “Viagem à Amazônia: Desenhos e Fotografias”, do desenhista, pintor e fotógrafo Fernando Augusto

Visitação de 2ª a 6ª, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília

Período: De 9 de julho a 6 de agosto de 2015

Entrada franca

Confira aqui o catálogo da exposição.

Paisagem Amazônica - Grafite sobre papel - Fernando Augusto

Fotografia Digital Mercado Municipal Manaus - Fernando Augusto

Retrato de menina ribeirinha - Aquarela - Fernando Augusto

registro exposição Viagem à Amazônia - foto de Luis Macedo

registro exposição Viagem à Amazônia - foto de Luis Macedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registro exposição Viagem à Amazônia - foto de Luis Macedo

 

registro exposição Viagem à Amazônia - foto de Luis Macedo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

selo selecionado por edital