Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Historia Oral

O Núcleo de História Oral da Câmara dos Deputados tem como objetivo constituir um acervo de depoimentos de parlamentares, ex-parlamentares, personalidades políticas e servidores da Casa que permitam ampliar e diversificar as fontes de conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo no Brasil.

A coleta sistemática de depoimentos propicia o registro de testemunhos de personagens que participaram de episódios que marcaram a atuação do Legislativo na História Brasileira.

A diversidade de depoentes permite levantar diferentes visões dos acontecimentos históricos, permitindo a reconstrução do cenário a partir de contrastes e similaridades, evidenciando grupos, ideias e interesses presentes em um determinado período.

A História Oral constitui importante ferramenta para compreender o passado recente, permitindo o resgate da memória institucional, de episódios não registrados e de acontecimentos curiosos, apresentando a visão do indivíduo sobre fatos específicos e sua percepção do contexto global da época.

O Núcleo de História Oral pretende disponibilizar as entrevistas ao público, além dos textos, para que possam ser utilizadas em pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento .