Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial / Institucional / Papel e história da Câmara / A História da Câmara dos Deputados / A Câmara dos Deputados na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil

A Câmara dos Deputados na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil

Série de eventos culturais com que a Câmara dos Deputados comemora os 500 anos de descobrimento do Brasil. São cinco seminários, sete exposições, três aulas de cidadania, entre outras iniciativas, além de matérias especiais sobre a História da Câmara.

O objetivo da série é propiciar maior interação entre o povo brasileiro, que os deputados federais representam, e a sua Casa. A comemoração dos 500 anos é uma oportunidade para se refletir sobre a formação histórica do Brasil em termos políticos, sociais, culturais e econômicos. O projeto Câmara nos 500 Anos pretende, assim, contribuir para o aperfeiçoamento da democracia, promovendo o debate e a reflexão sobre novas perspectivas de desenvolvimento.

Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Euclides da Cunha, José Saramago, Fernando Pessoa, Pero Vaz de Caminha, Luís de Camões – todos esses expoentes da cultura luso-brasileira são abordados nos seminários. Também participam como palestrantes e debatedores diversos intelectuais de prestígio, como Lygia Fagundes Telles, Carlos Heitor Cony, Ronaldo Costa Couto, Carlos Guilherme Mota, Carlos Chagas, Leonardo Boff, Márcio de Souza, Milton Santos, Emir Sader, entre outros. Aqui você encontra a íntegra das palestras.