Transporte e Trânsito - Especialistas defendem criação de autoridade metropolitana para facilitar mobilidade urbana

Especialistas defendem a criação de uma autoridade metropolitana para solucionar a falta de integração entre corredores de ônibus e linhas de metrôs em seminário sobre mobilidade urbana na Câmara. O presidente da concessionária de Metrô da Bahia (CCR/Metrô Bahia), Luis Augusto Valença de Oliveira, acredita que o transporte deve ser complementar, sob o risco de a concorrência prejudicar o usuário. Para isso, é preciso articular os modais e verificar a eficiência do sistema.
06/12/2016 12h05

"É preciso ter alguém que fale pelo conjunto da sociedade que quer ser beneficiário do conjunto de serviços do transporte público com qualidade, portanto o ônibus, é (de responsabilidade) do município A ou B ou C; o metrô e os trens metropolitanos normalmente são do governo (estadual). E essas duas instâncias de poder têm de estar sob algum ordenamento que obrigue todas as partes a fazer as coisas corretas".

O presidente da empresa de metrô baiana atribuiu a má distribuição de recursos ao subsídio cruzado, ou seja, muitas vezes incentivos mais altos dados a um modal de transporte, são compensados com investimento menores a outro modal, sem considerar a demanda da população.

"No sistema de transporte integrado, alguém tem de pagar a conta, do contrário o passageiro não consegue utilizar aquele serviço. Ora, para quem é que vai esse dinheiro? Para o sistema, porque uma parte vai para o município e a outra vai para o estado, a outra parte vai para o outro município. Portanto, é um estado financiando um município ou um município financiando o vizinho. Isso quando é do mesmo partido. Quando são de partidos diferentes, não vi dá certo em lugar nenhum".

O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) participou do livro "O Desafio da Mobilidade Urbana" e explicou a necessidade de discutir o tema:

"Que essa forma de mobilidade, de você se locomover, gaste o menor tempo possível para que as pessoas não gastem boa parte de suas vidas se locomovendo para seus locais de trabalho, seus locais de lazer".

O Terceiro Seminário Internacional de Mobilidade e Transporte é fruto de uma parceria entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Universidade de Brasília e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, gestores públicos das três esferas de governo do Brasil e de outros países, além de empresários, representantes da comunidade científica e da sociedade civil organizada.

Reportagem - Emanuelle Brasil

 

Obs: acessar o link para ver a matéria de rádio completa -

https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/498261-ESPECIALISTAS-DEFENDEM-CRIACAO-DE-AUTORIDADE-METROPOLITANA-PARA-FACILITAR-MOBILIDADE-URBANA.html

 

 

Fonte: Agência Câmara notícias

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632