Planejamento é a palavra chave do debate sobre expansão do conhecimento científico para regiões do País

06/12/2016 12h05

CEDES

Planejamento é a palavra chave do debate sobre expansão do conhecimento científico para regiões do País

Em reunião do CEDES, o Deputado Vitor Lippi com os principais dirigentes das Instituições de Ensino Superior do País e especialistas em pesquisa e extensão universitária

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados - CEDES reuniu, em Brasília, na última sexta-feira (6), os principais dirigentes das Instituições de Ensino Superior do País e especialistas em pesquisa e extensão universitária a fim de debater a expansão do conhecimento científico produzido pelas universidades em ações e projetos que valorizem potencialidades das microrregiões do País.  

Durante o encontro, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), relator do estudo, explicou que o objetivo é criar núcleos de planejamento coordenados por pesquisadores de universidade com a participação de atores locais, tanto de instituições públicas quanto privadas, com o propósito de fortalecer as economias e os sistemas produtivos das regiões.

Emília Curi, ministra em exercício do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), considerou de suma importância descobrir como as universidades podem fazer mais pelo desenvolvimento das regiões do País e ressaltou a dificuldade de diversos municípios na questão de recursos e pessoal qualificado para realizar o planejamento de ações e projetos regionais. “Estamos deixando aqui a estratégia nacional de ciência e tecnologia para ser estudada por este Conselho de Estudos, para ser aprimorada, e aí a cereja do bolo seria um projeto de sistema nacional de ciência e tecnologia, um projeto amplamente debatido e que saia desta casa”, pontuou a ministra.

Ao final do evento, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) sugeriu a criação de um arranjo institucional envolvendo mais de 28 instituições, entre as quais, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FORPROP); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII); a Frente Nacional de Prefeitos (FNP); e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Todos conhecemos os enormes problemas que a falta de planejamento causa ao Brasil. São decisões erradas, desperdício e ineficiência que limitam a plena realização de nossas potencialidades. A verdade é que prosperidade é fruto de planejamento e trabalho” – enfatizou o parlamentar ao defender o esforço coletivo.

O Cedes é responsável por estudos de viabilidade de natureza tecnológica, ambiental, econômica, social, política e jurídica de programas e projetos governamentais. Todos os estudos resultam em publicações, as quais são distribuídas para os estudiosos do assunto. Além disso, ao término do trabalho também são elaboradas proposições legislativas e/ou indicações ao Poder Executivo.

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632