Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > A Câmara > Centro de Estudos e Debates Estratégicos - CEDES > Notícias do Cedes > Cedes promove palestra sobre cooperação internacional para o desenvolvimento regional

Cedes promove palestra sobre cooperação internacional para o desenvolvimento regional

23/02/2017 10h45

Na próxima quinta-feira, 2 de março, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) vai ouvir dois especialistas italianos na área de cooperação internacional e desenvolvimento dos territórios. Alessio Gnaccarini, Diretor do Centro Tecnológico COSMOB, da Região Marche, na Itália, vai falar sobre “A experiência dos Centros Tecnológicos como motor do desenvolvimento e disseminação da inovação na Itália e nas plataformas tecnológicas europeias” e o consultor internacional Emilio Beltrami, Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Desenvolvimento Econômico local pela Universidade Católica de Milão, vai falar sobre a “Experiência de transferência de tecnologia e conhecimento voltadas ao desenvolvimento empresarial na região Norte do Brasil”.

A parceria com a Itália nessa área tem sido bem-sucedida. Um bom exemplo é o RST – Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Madeira-Móveis na Região Amazônica Brasileira, desenvolvido em parceria entre o COSMOB, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Sebrae. O projeto visa diagnosticar necessidades tecnológicas dos pequenos e médios empresários do setor moveleiro e oferecer soluções inovadoras para aumentar a competitividade, por meio de uma rede de instituições. Entre os parceiros, destacam-se institutos de ciência e tecnologia, entidades de representação setorial e de classe, além de instituições que se dedicam à inovação, à educação profissional e ao fomento de pesquisas aplicadas.

O evento contará com a presença do Embaixador da Itália Antonio Bernardini e ao final será aberto a perguntas. O debate será transmitido ao vivo pela internet pelo link http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/aoVivoSinais-interno?codReuniao=46349 . Também é possível interagir e fazer perguntas para os palestrantes por meio do link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/ As contribuições servirão de subsídio para a elaboração do estudo sobre Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional, de relatoria do deputado Vítor Lippi. O objetivo do estudo é verificar os arranjos existentes e buscar políticas públicas que induzam às Instituições brasileiras a abrigar ações mais articuladas de planejamento e de desenvolvimento local/regional voltadas às comunidades envolvidas. O trabalho propõe-se a incentivar a constituição de Centros de Desenvolvimento Regional, aproximando as Instituições de Ensino Superior à realidade onde se inserem, tendo como foco suas potencialidades, a incorporação de inovações tecnológicas, de processos produtivos e de gestão mais eficientes e, ainda, estimulando o fortalecimento do associativismo e do empreendedorismo. O trabalho deverá ser publicado no segundo semestre de 2017.

 

O que é o Cedes ?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 11 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. 

 

Dia: 02/03/2017

Horário: 14:30

Local: plenário 13

Contato Cedes: 32158628

 

 

 

 

Informações de Apoio

Mapa do Portal