CEDES debate com universidades parcerias para o desenvolvimento regional

06/12/2016 12h05

Fonte: IBGE

CEDES debate com universidades parcerias para o desenvolvimento  regional

Mapa do Brasil

Com o propósito de ouvir, aprofundar o debate e aprender com a experiência acumulada pelas universidades brasileiras ao longo dos anos, o CEDES-Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, reunirá no próximo dia 6 de maio (sexta-feira), às 9h30, na Sala de Reuniões da Mesa, os principais dirigentes das Instituições de Ensino Superior do País.

A agenda faz parte de estudo proposto e relatado pelo Deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), que tem como foco o planejamento estratégico voltado para o fomento do desenvolvimento regional, a partir das potencialidades das microrregiões do País.

De acordo com o Relator do tema, “a ideia é criar núcleos de planejamento coordenados por pesquisadores das universidades, que trabalharão a partir de uma metodologia previamente definida e em parceria com um conjunto amplo de atores locais, incluindo instituições públicas e iniciativa privada. É sabido que muitos municípios do País – talvez até a maioria – não dispõem de recursos nem pessoal qualificado para realizar o planejamento. Daí a necessidade de trabalharmos em equipe, de formarmos parcerias e grupos de trabalho para identificar vocações regionais e realizar coletivamente o que não se pode fazer sozinho”.

Já para o Presidente do Cedes, Deputado Lúcio Vale (PR-PA), “uma das consequências mais evidentes dessa falta de planejamento é o desenvolvimento assimétrico do País, que tem reproduzido diferenças regionais incompatíveis com um projeto de Nação digno desse nome. Eu mesmo, que represento o Pará, conheço os dilemas da região Norte e convivo todos os dias com a frustração de ver desperdiçadas tantas oportunidades de desenvolvimento, de progresso e de crescimento social e econômico. Por isso mesmo, precisamos cada vez mais de planejamento, gestão e integração entre as diversas esferas de governo que atuam neste setor estratégico para o País”.

No encontro deverão estar presentes dirigentes das seguintes instituições:

ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior; CRUB - Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras; FORPROP – Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação; DDR – Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; ECTP – Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; NEPI - Núcleo Estruturante de Política de Inovação/MEC; SESU – Secretaria de Ensino Superior do MEC; ABRUEM – Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais; CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial; CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; FINEP – Financiadoras de Estudos e Pesquisas; CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; FNP – Frente Nacional de Prefeitos; MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e SEBRAE – Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Ainda segundo o Deputado Vitor Lippi, Relator do tema em âmbito do Cedes, “o estudo objetiva criar apoio e incentivo às Universidades para que elas possam ter núcleos ou polos de planejamento regional, por meio do desenvolvimento de uma metodologia replicável, a fim de utilizar melhor os recursos públicos federais, estaduais e locais com projetos viáveis de curto, médio e longo prazos, que contribuam para melhorar a condição das atividades econômicas”. “Todos conhecemos os enormes problemas que a falta de planejamento causa ao Brasil. São decisões erradas, desperdício e ineficiência que limitam a plena realização de nossas potencialidades. Às vezes o tamanho e a riqueza do Brasil nos ofuscam e nos fazem acreditar que as coisas se resolvem sozinhas. Mas a verdade é que prosperidade é fruto de planejamento e trabalho” – finalizou o parlamentar.

 

 

O quê: Debate com Universidades Federais para o fomento do desenvolvimento regional

Quando: 06 de maio (sexta-feira), às 9h30

Onde: Câmara dos Deputados - Sala de Reuniões da Mesa Diretora

Público: Membros do Cedes e Consultores

Contatos: 58629/58630

 

 

 

Centro de Estudos e Debates Estratégicos

 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632