7ª reunião do Caeat

Microdestilarias de álcool em debate na 7ª reunião do Conselho de Altos Estudos
06/12/2016 12h05

7ª reunião do Caeat

Juarez de Souza e Silva

A produção de energia renovável, em suas inúmeras origens e derivações, vem ocupando lugar de destaque nas esferas político-administrativas, com vistas a adequar e complementar a matriz de geração de energia. No universo acadêmico, as pesquisas e discussões científico-tecnológicas objetivando aperfeiçoar tanto o processo de transformação da matéria-prima, como também sua eficiência energética, promoveram resultados expressivos, que chamaram a atenção da iniciativa privada e de gestores públicos.

Esta necessária aproximação dos centros acadêmicos com os órgãos de governo e com empreendedores é valorizada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, que procura propor e incentivar a elaboração de políticas públicas para aproveitamento das nossas potencialidades em prol da sociedade brasileira. Com este intuito, o Colegiado convidou o professor Juarez de Souza e Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, para apresentar exposição sobre atividades que vêm sendo desenvolvidas na UFV com Microdestilarias para Produção de Álcool em Fazendas.

O convidado, que é autor de estudos e trabalhos de pesquisa relativos à implantação de projetos de pequeno porte com a utilização de fontes de energia renováveis, tem desenvolvido uma extensa produção de textos relacionados a temas como: a produção local e o uso do álcool combustível para transporte no meio rural; e potencialidades para a geração de energia elétrica com álcool de fazenda.

Dentre as vantagens comparativas para a produção em pequena escala, aborda em seus livros aspectos como: o barateamento dos custos; a viabilidade da produção do etanol em sistema cooperativo em fazendas; impactos positivos da geração descentralizada de energia em pequenas propriedades rurais; e a implantação de programa de incentivo à produção de álcool em microdestilarias e suas aplicações na propriedade rural.

Leia artigo do professor Juarez de Souza e Silva sobre o assunto.

Baixe a apresentação em formato pdf.