1ª Reunião do CAEAT em 2011

Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica reabre trabalhos

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou na tarde de hoje, 2 de março de 2011, na sala de reuniões da Secretaria Geral da Mesa, a sua primeira reunião de trabalho na 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados. A reunião foi presidida pelo deputado Inocêncio Oliveira – reconduzido ao cargo pela quarta vez – que reencontrou antigos participantes, recebeu novos membros e acolheu a visita de parlamentares interessados em participar do colegiado, ainda dependentes de indicação de suas respectivas lideranças.

1ª reunião 2-3-11Os resultados alcançados pelo Colegiado e a perspectiva de trabalhar em novos temas deu a tônica da reunião. Com entusiasmo, o Deputado Inocêncio destacou o protagonismo do Conselho na condução de estudos voltados a áreas estratégicas do governo.

A participação dos deputados foi intensa e movida pelo sentimento de contribuir, de colaborar com novas mudanças. Entre os temas levantados, alguns podem ser destacados. O Deputado Newton Lima (PT-SP) fez menção à importância de se aprofundar o debate e de promover aperfeiçoamentos na atual lei da propriedade intelectual e na lei de patentes vigente no país. O Deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP) lembrou a oportunidade de considerar um novo marco legal e regulatório federal para a produção e comercialização do etanol no país. O Deputado Luciano Moreira (PMDB-MA) sugeriu o aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de infraestrutura no país, em especial para o escoamento da produção agrícola nos portos nacionais.

O deputado Inocêncio Oliveira considerou a sessão altamente produtiva e se disse muito satisfeito com o volume de idéias apresentadas pelos participantes – algo que ele não esperava numa primeira sessão, de caráter meramente introdutório.

Presidente Inocêncio encerrou a sessão, não sem antes convocar a realização de outra para a quarta-feira, 16 de março, após o Carnaval.

Leia as notas taquigráficas e escute o áudio da reunião.